Mitos e verdades sobre a dança

3/21/2019 04:14:00 PM Denise Marciniak 0 Comments


Olá meus amores e amoras, 

Tudo bem com vocês? 

Hoje trouxe uma pauta que muito me interessa e creio que poderá ajudá-los com as dúvidas que sempre surgem acerca da dança como prática de atividade física:



Dançou muito durante o carnaval? Essa paixão nacional que, além das ruas também é sucesso nas academias de todo Brasil, proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. E o melhor: pode ser praticada por pessoas de todos os perfis e todas as idades. 
Nas aulas de Zumba®️, por exemplo, as pessoas encontram interação com outras pessoas, e se motivam a praticar regularmente a atividade física. A personal trainere especialista educacional da modalidade Karla Mead, elencou alguns mitos e verdades sobre a atividade: 


1.       A dança pode ser considerada uma atividade física
Verdade! Toda a atividade estruturada, sistematizada e repetitiva que tem como objetivo a melhora da flexibilidade e da força, pode ser considerada uma atividade física. A personal complementa “a dança também auxilia no aumento da flexibilidade, coordenação motora e condicionamento aeróbico, mesmo quando a intenção da aula é simplesmente diversão”.

2.       Dançar emagrece
Verdade! E como emagrece! “Tudo depende da intensidade que cada aluno coloca nos movimentos da coreografia. Em uma aula de Zumba®, por exemplo, já observamos participantes com gastos de até 1.000 calorias”, explica Karla.

3.       Dançar não tonifica os músculos
Mito! Dançar tonifica a musculatura, sim. Segundo a especialista, os praticantes da atividade trabalham glúteos, posterior de coxa, panturrilha, abdômen, costas e quadríceps. “É uma atividade com método intervalado intermitente muito completa que pode ser combinada com movimentos de contração muscular ou pliometria, o que auxiliaria na queima de gordura e tonificação muscular”.

4.       A dança é só para jovens
Mito! A dança é uma atividade física inclusiva, pois pessoas de todos os sexos e idades podem praticar.  Segundo Karla, é possível encontrar nas academias aulas específicas de dança para a terceira idade. É o papel do professor adaptar a aula às necessidades individuais dos alunos.  

5.       Dançar é para quem tem dom
Mito! Que algumas pessoas já nascem com habilidade à dança, é fato! Porém, a flexibilidade, a coordenação motora e o ritmo podem ser adquiridos com treino. “A coreografia pode ser aprendida em tempos diferentes pelos alunos. Porém, um dos lados positivos das aulas coletivas  é que um motiva o outro e assim fica difícil não se sentir motivado para se desafiar em uma próxima aula”, conta a especialista em Zumba®.   

6.       Só pessoas magras podem dançar
Mito! Todo mundo pode dançar, independente do biotipo.  Karla esclarece: “as dificuldades que qualquer pessoa pode encontrar, serão sanadas com persistência. O papel da dança, acima de tudo, é fazer com que as pessoas se sintam felizes”.
A Zumba® está presente em mais de 180 países e é praticado por mais de 15 milhões de pessoas semanalmente em todo mundo. Para encontrar uma aula mais próxima de você, acesse www.zumba.com.

Sobre a Zumba® Fitness, LLC
A Zumba® é uma marca de estilo de vida global que combina dança, entretenimento e cultura em uma experiência de festa. Conhecidas como “dance-party", as aulas misturam diferentes ritmos mundiais com coreografias fáceis. Fundada em 2001, a Zumba® Fitness cresceu e se tornou a maior e mais bem sucedida empresa do mundo no segmento com o programa. Mais de 15 milhões de pessoas participam de aulas semanais em 200.000 locais, em 180 países ao redor do mundo. Além de seu programa Zumba® original, a companhia também oferece uma variedade de classes especiais, incluindo  Zumba® Step, Zumba Gold®, Aqua Zumba®, Zumba® Kid, Zumba®  Kids Jr. e Zumbini® Como complemento do estilo de vida Zumba®, existem outras ofertas de produtos e experiências ao consumidor: kits de DVD, coleções de música, linhas de roupas e calçados, videogames e eventos. Para mais informações visite Zumba.com.


Espero que tenham gostado, lá no instagram @denisegetfit vocês conseguem acompanhar minha jornada fitness, sigam!

um beijo e até o próximo post!

Você pode gostar também:

0 comments:

Olá, não esqueça de deixar seu comentário e se tiver um blog também deixe seu link para eu conhecer!!! beijos =*