5 Passos Para Vencer a Compulsão Alimentar

7/31/2017 08:12:00 PM Denise Marciniak 3 Comments



Olá meus amores, tudo bem com vocês??

O assunto de hoje é bem delicado e tenho certeza que se você que está lendo este post se não tem esse problema se interessou por que conhece alguém que tenha, então já manda pra quem você sabe que precisa e ainda não conseguiu muito se controlar!! 

imagem: divulgação


 Algumas pesquisas indicam que 2% da população sofrem de compulsão alimentar, sendo que esse transtorno é mais frequente em mulheres de 20 a 30 anos, e mais, 30% das pessoas que buscam por tratamentos contra a obesidade possuem esse transtorno. 

A Nutricionista e Coach de emagrecimento Gladia Bernardi, explica que pessoas que sofrem com a compulsão alimentar são dominadas pelo inconsciente, ou seja, se alimentam sem raciocinar sobre suas escolhas,

“É necessário reprogramar a mente dessa pessoa para que ela passe a fazer as escolhas alimentares através do sistema consciente, e assim ter hábitos mais saudáveis, deixando de agir por impulso na hora de comer”, explica



Então vamos aos 5 passos indicados pela coach para vencer a compulsão: 


1. Busque a Raiz do Problema


imagem: divulgação.


Para algumas pessoas a vontade de comer aumenta quando estão mais tristes, ou quando passam por alguma situação de estresse. Associando a comida ao prazer,
É fundamental o acompanhamento de um especialista (psicólogo) para que se descubra a raiz do problema! 


2. Não faça dieta por conta própria.


imagem: divulgação

 Tá, eu sei, isso é um pouco dificil ainda mais quando nos encontramos com muito sobrepeso, mas, uma das maiores causas de compulsão são as dietas frustradas que fazem com que a pessoa coma ainda mais descontroladamente quando passa o periodo de restrição.

“É fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde, pois ele saberá exatamente o que a pessoa precisa comer e aquilo que deve evitar. Buscar um profissional é sempre o mais indicado para qualquer paciente, mas, para os que sofrem de compulsão, fazer dieta sozinho é um erro ainda mais grave, que coloca a saúde em risco”, alerta.

3. Faça escolhas mais Saudáveis 

imagem: divulgação

 Para quem sofre de compulsão, é importante ficar alerta não só no que se come nas refeições principais como, café- da - manhã, almoço e janta, mas também  no que se come nos intervalos entre essas refeições. num momento de estresse a pessoa sem perceber pode acabar comendo demasiadamente alimentos como salgadinhos industrializados, balas, chocolates, em minutos. 

Por isso uma das dicas da Coach é que se tenha sempre opções saudáveis de "petiscos" como: frutas em pedaços, cenouras baby, ou ovos de codorna. não somente durante o dia como também a noite que o corpo demora um pouco mais para processar os alimentos. 

4. Gerencie melhor suas emoções. 





imagem: divulgação




Para a especialista, sempre que houver a vontade de comer compulsivamente, deve-se analisar quais serão as consequências negativas ou positivas que se terá em médio prazo. “Se a pessoa pensar que se sentirá ainda pior caso se ‘renda’ à compulsão, certamente irá pensar duas vezes antes de agir de forma descontrolada à mesa”, diz. 


Um estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) mostra que obesos têm 55% maiores chances de desenvolver depressão. “É preciso colocar isso na balança e buscar compreender se, um pouco mais tarde, a pessoa ficará mais feliz por ter evitado comer algo, ou se ela se sentirá culpada por ter ingerido o alimento”, explica. 

5. Procure outras formas de compensação. 
 
imagem: divulgação



É preciso encontrar outra atividade para compensar o cérebro que não seja a comida, E praticar sempre essa atividade para que se torne um hábito. 

Além de auxiliar na perda de peso, as atividades físicas liberam endorfina, enzima que proporciona bem estar e diminui a ansiedade e o estress.   

Espero que eu tenha ajudado vocês com esse post, e que também sirva de alerta a quem sofre desse mal,

e ai, já me seguem no instagram? ainda não?? corre lá @denisemarciniak,

E se quiser acompanhar mais sobre minha nova rotina alimentar é só seguir o @denisegetfit  - essa semana começa com tudo o desafio da semana Magrissa.

Para quem não viu ainda o último video do canal, é só clicar aqui

Um beijo, e até o próximo post!
 

Você pode gostar também:

3 comentários:

  1. Amiga amei o post, eu sou do tipo q tem compulsão alimentar por mais nao pareca! E eu fico louca quando nao tem nada pra comer hahah foi super útil esse post parabens.

    www.oscentimetrosamenos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Juh, que bom que vc gostou amiga!! fico muito feliz em te ajudar!!

      Excluir
  2. Eu preciso é me policiar com os doces e carboidratos, então tenho tentado ir mais para frutas e comer melhor nas principais refeições :)

    Zíper Chique

    ResponderExcluir

Olá, não esqueça de deixar seu comentário e se tiver um blog também deixe seu link para eu conhecer!!! beijos =*